Curso de Graduação em
Ciência e Tecnologia de Laticínios

Atividades Complementares

Escopo

Entende-se por Atividade Complementar como uma modalidade específica de atuação acadêmica extracurricular, em que o corpo discente da Instituição de Ensino Superior deve interagir por iniciativa própria e, ou por orientação acadêmica, para sua própria formação, por meio da participação em atividades: de ensino, de pesquisa, de extensão, de representação acadêmica em Órgãos Colegiados, em Empresa Junior, e também socioculturais, entre outras atividades. Estas atividades são consideradas pertinentes e úteis para a sua formação técnica juntamente com o desenvolvimento de habilidades (competência técnica), bem como para a sua competência comportamental e humana.

Os envolvimentos dos estudantes de graduação em atividades extraclasses vêm se mostrando cada vez mais importantes na formação profissional e científica, pois possibilita a obtenção de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades, e também de atitudes que as disciplinas previstas na matriz curricular não contemplam.

A exigência de atividades complementares na formação tem como foco o estímulo à prática de estudos independentes transversais, opcionais e interdisciplinares de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual de estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e a sua qualificação para a vida profissional.

Objetivos

Os objetivos específicos das atividades complementares são:

  • Induzir os alunos no aprofundamento temático e interdisciplinar visando uma formação acadêmica mais ampla;
  • Fomentar a iniciação à pesquisa, ensino e extensão;
  • Integrar o aluno às atividades da Instituição de Ensino;
  • Contribuir para a formação ética e humanística do aluno;
  • Incentivar a reflexão crítica do aluno e a descoberta de novas aptidões;
  • Desenvolver o senso de responsabilidade social e autônoma na busca do saber;
  • Promover a educação ambiental de maneira transversal, contínua, e permanente;
  • Promover a educação das relações étnico-raciais, e o aprendizado história e cultura afro-brasileira.

 

Maiores informações a respeito do Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Ciência e tecnologia de Laticínios encontram-se no documento abaixo:

Regulamento das Atividades Complementares do Curso

 

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress